Viveiros VitiOeste

A Viveiros VitiOeste disponibiliza uma alargada gama de enxertos prontos de videira e bacelo, com diferentes características adequados às inúmeras regiões vitivinícolas nacionais e internacionais.

A Viveiros VitiOeste dedica-se à produção e comercialização de enxertos prontos de videira e bacelos, sendo uma referência no setor enquanto líder de mercado de plantas para a vinha em Portugal. Nos últimos anos a empresa tem vindo a consolidar a sua aposta na exportação, nomeadamente para países como Espanha, França e alguns países de áfrica, dispondo de um vasto leque de combinações de variedades/porta-enxertos para suprir as necessidades de todos os seus clientes.

A Viveiros VitiOeste pretende contribuir para a constante melhoria qualitativa das vinhas instaladas, sustentando-se na competência adquirida ao longo dos anos e na inovação, através da aposta em tecnologia que permita assegurar a qualidade do material propagado e comercializado. O reconhecimento da Viveiros VitiOeste enquanto líder de mercado do sector viveirista em Portugal é o resultado da crescente confiança, fiabilidade e qualidade dos seus produtos e serviços assentes na competência e capacidade de inovação da sua equipa. O desenvolvimento socioeconómico da região e a consolidação da credibilização do sector viveirista são missões inerentes à forma de atuar da Viveiros VitiOeste.

História

Após a invasão da filoxera em Portugal, a plantação de novas vinhas passou a realizar-se por instalação de porta-enxerto no local definitivo, efetuando-se, no ano seguinte, a enxertia no local com recurso a garfos da casta de Vitis Vinifera desejada.

Durante o século XX, assistiu-se à criação de algumas empresas nacionais dedicadas à produção de porta-enxerto enraizados (bacelos).

Fundada em 1951 por André da Silva Monteiro a empresa Viveiros Viti-Oeste, não só fez parte deste conjunto de empresas que impulsionou o sector dos viveiros vitícolas, como rapidamente expandiu a sua área de intervenção de norte a sul do país.

Em 1996, após a fusão com a Horto Poense, Lda, nasceu a empresa Viveiros VitiOeste de Horto Poense, Sociedade Agrícola, S. A., gerida pelos irmãos Arménio Cardoso e Norberto Cardoso.

Na mesma década, como resultado dos novos planos de reestruturação e reconversão da vinha nacional, aliados à redução de mão-de-obra especializada em enxertia de campo, surgiu no mercado a necessidade de um novo produto que permitisse não só abdicar da técnica de enxertia no local, mas também antecipar o início de produção da vinha: o enxerto pronto de videira.

É desta forma, como resposta às novas necessidades do mercado vitivinícola, que a Viveiros VitiOeste se inicia na produção de enxertos prontos de videira.

Durante a primeira década dos anos 2000, a empresa investiu na instalação de vinhas mãe, com material de seleção policlonal e de seleção clonal, para a produção de garfos de categoria certificada.

Em 2005, no âmbito da colaboração com a Rede Nacional de Seleção da Videira, a Viveiros VitiOeste investiu na instalação de uma estufa para acolher e garantir a manutenção do material de seleção clonal homologado.

A preocupação com a sanidade dos materiais utilizados e a perceção da crescente volatilidade do mercado vitivinícola, no que concerne à procura de diferentes castas em todos os anos, levou a Viveiros VitiOeste a apostar numa nova forma de produção de garfos, assente numa estratégia de rápida resposta e maior versatilidade. Entre os anos de 2015 e 2016, a empresa construiu então uma estufa com 15.000 m2 para a instalação de vinhas mãe de garfos, em ambiente confinado.

Em 2017, acompanhando a crescente preocupação com a disseminação da Flavescência Dourada, a empresa instalou uma unidade de tratamento por imersão em água quente para material vegetativo de videira.

Equipa

Arménio Cardoso

SóCIO-FUNDADOR

Sócio fundador da Horto-Poense, Lda, é atualmente responsável pela coordenação do departamento comercial da Viveiros VitiOeste. Simultaneamente, ocupa os cargos de Presidente da mesa da assembleia geral da Viticert (Associação Nacional de Viveirista Vitícolas Produtores de Material Certificado) e de membro do Conselho Fiscal da Adega Cooperativa de Dois Portos desde 2018, da qual a Viveiros VitiOeste é associada.

Norberto Cardoso

SóCIO-FUNDADOR

Sócio fundador da Horto-Poense, Lda, dirige atualmente o departamento de produção e qualidade da Viveiros VitiOeste e coordena os trabalhos de manutenção das plantas no âmbito da parceria com a PORVID no contexto da Seleção Nacional de Castas.

Célia Cardoso

SóCIA

Integrou a empresa em 2003, tornando-se sócia em 2006. Atualmente ocupa-se da gestão administrativa e financeira.

A Viveiros VitiOeste conta com uma equipa de cerca de 50 colaboradores com larga experiência na atividade viveirista, que se distribuem pelos departamentos de gestão, comercial e de produção e qualidade. A empresa orgulha-se de contribuir ativamente para o desenvolvimento socioeconómico da região e de assegurar as condições de trabalho fundamentais ao bem-estar de todos os seus elementos, promovendo, dessa forma, elevados níveis de satisfação e de produtividade, que lhe permitem ser uma empresa de referência a nível nacional.

Património

A sede da empresa está localizada na freguesia do Pó, concelho do Bombarral (zona Oeste de Portugal), região reconhecida pelas suas condições edafo-climáticas, ideais para a cultura de viveiros vitícolas.

Dispondo de cerca de 100 hectares de área de cultivo nesta freguesia, a VitiOeste usufrui do seu clima temperado e solos arenosos, para a instalação dos seus viveiros vitícolas garantindo, assim, a rotatividade dos terrenos (alternando entre pousio ou cultivo de outras culturas) de forma a instalar as suas parcelas de viveiro ao ar livre, que ocupam cerca de 20 hectares anualmente.

Também na freguesia do Pó, a VitiOeste tem uma área de 15.000 m2 de estufas, onde tem instaladas vinhas mãe para a produção de garfos em ambiente confinado.

Dedicada ao projeto de parceria com a PORVID (Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira) a empresa tem uma segunda estufa, com uma área de 1.000 m2.

Todas as infraestruturas de apoio à produção e aos trabalhos de preparação, propagação e comercialização dos materiais vegetativos são contíguas à sede da empresa, ocupando uma área de 2.000 m2.

No concelho de Torres Vedras, a Viveiros VitiOeste conta com 90 hectares de vinhas mãe ao ar livre, em que 40% são vinhas mãe de garfos e 60% vinhas mãe de porta-enxerto. Destas vinhas são colhidos grande parte dos materiais de propagação vegetativa que darão origem aos enxertos prontos de videira e aos bacelos produzidos pela empresa.

Todas as vinhas mãe e viveiros são sujeitos a rigorosas ações de controlo por parte das direções regionais de agricultura, sob orientação da DGAV, para certificação de todos os materiais.